Planejamento e Soft Skills no Planner Summit 2018

Planner Summit 2018: Planejamento, Soft Skills, pessoas e seus problemas.

Voltando do Planner Summit 2018, um dos maiores eventos de planejamento do Brasil, comecei a refletir sobre o evento, sobre a abordagem deste ano, que segundo a própria organizadora (Media Education) a intenção era explodir a mente.

Realmente trazer as Softs Skills como algo relevante para o profissional de
planejamento, me deixou um pouco consternado. Confesso que no começo não engoli muito o tema, pois o planejamento no seu dia-a-dia é pautado por Hard Skills.

Mas antes de aprofundar no assunto, vamos conceituar Soft e Hard Skills. Basicamente Hard Skills são todas as habilidades técnicas que um profissional possui, já as Soft Skills são as habilidades comportamentais que interferem na maneira como o profissional se relaciona e interage com as outras pessoas. Caso queira aprofundar mais no assunto acessa esse conteúdo aqui da Exame que está bem completo.

Voltando para o planejamento que é o nosso foco. Minha reflexão me levou a pensar sobre a essência do profissional. Tanto que fui buscar lá na minha faculdade, na aula da minha professora de Planejamento Publicitário Fabiana. Lembro que ela trouxe algumas definições e uma que me chamou atenção foi: o planejamento representa o consumidor dentro da agência.

Essa definição me fez lembrar o mítico David Ogilvy, se você não o conhece, shame on you! Pesquise agora! Clique aqui. Que em uma das suas explanações sobre como criar anúncios que vendem, diz:

“Faça sua tarefa. Estude detalhadamente o seu consumidor.”

Permito-me complementar o mestre dos mestres da propaganda e dizer, estude o consumidor para compreende-lo, para que você possa guiar os outros profissionais a enxergarem o ser humano dentro do processo da comunicação e do marketing. Afinal, fazemos parte das Ciências Humanas!

Pensado por esse ponto, realmente entendi uma coisa muito importante. Como que eu profissional de estratégia, posso traçar linhas de abordagem para solucionar problemas dos meus clientes se eu não consigo enxergar realmente quais são os problemas das pessoas?

Empatia, representatividade, respeito e humanidade, certamente são as Soft Skills mais importantes que um profissional de planejamento precisa ter.

Muitas vezes como profissional de estratégia, me deparo com problemas que são sintomas de outros problemas maiores e meu cliente não enxergou. Como posso chegar nesse nível de consciência se eu não trabalhar com minhas habilidades comportamentais?

No final das contas o resultado do planejamento só vai surgir se enxergarmos as pessoas e os seus problemas.

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