NÃO EXISTE FÓRMULA MÁGICA PARA O MARKETING DIGITAL - Buena Vista - Inteligência de Negócios

NÃO EXISTE FÓRMULA MÁGICA PARA O MARKETING DIGITAL

Não existe fórmula mágica para o marketing digital.

E nem para qualquer outra ação de marketing.

Marketing Digital hoje em dia é a onda do momento. Agências, consultores, freelancers e uma infinidade de plataformas de otimização surgem a todo instante. Isso porque o mercado entendeu a importância do digital nos negócios de grandes, médias e pequenas empresas.

Agora, no meio dessa farra de “entendidos” de Marketing Digital, será que as soluções e os resultados gerados estão dentro das expectativas dos clientes?

E nesse ambiente digital (leia com a pronúncia em inglês [dij-i-tl]), que é muito plural e com diversas opções e caminhos, as agências, consultores e freelancers se fragmentaram em bandos especializados em ferramentas, não em soluções.

Retomando a pergunta anterior, hoje os “entendidos” do marketing digital te oferecem ferramentas, não soluções ou mesmo resultado. Pois os bandos especializados estão mais preocupados em defender e vender a sua ferramenta, cheios de certeza, mas sem nenhuma boa vontade ou interesse de fazer o que seu cliente precisa para atingir o resultado.

É uma questão de ética e ótica

Como diria Walter Longo, tudo é uma questão de ÉTICA e ÓTICA. ÓTICA para poder enxergar o todo e ÉTICA para oferecer para o cliente aquilo que ele precisa, não uma solução enlatada que me especializei e vou ganhar comissão da venda para o meu cliente.

O ponto crucial de todo Marketing Digital e do Marketing como um todo, é exatamente fazer o que o cliente precisa, não o que ele acha que precisa, ou mesmo aquilo que decorei uma “receita de bolo para fazer”.

Tudo precisa partir de um objetivo, uma empresa precisa ter objetivos para que possa se organizar e chegar em algum lugar. O Marketing, por sua vez, analisa esses objetivos e determina o que precisa ser feito para cumpri-los (estratégia). No Digital [dij-i-tl] é da mesma maneira, tudo parte dessa definição do “o quê” precisa ser feito.

A partir dessa orientação, parte-se para pensar na maneira de como vamos viabilizar ações para alcançar os objetivos traçados.

Marketing Digital: preocupe-se com os objetivos de negócio do cliente

Nesse ponto, que precisamos da ÉTICA e da ÓTICA. Porém muitos estão pensando nas ações, sem pensar na estratégia. Ou seja, fazem algo sem se preocupar com os objetivos do negócio do seu cliente, pensam apenas nos seus objetivos pessoais sem se preocupar com o resultado.

Algumas vezes, vamos nos deparar com necessidades de clientes que não teremos condições de solucionar e o pensamento “não posso perder esse cliente ou esse faturamento” vai passar na cabeça. Então, a ÉTICA precisa prevalecer, avisar o cliente, buscar uma solução fora ou mesmo se aprimorar para conseguir oferecer solução.

Sou muito a favor de solução, não de ferramenta. Essa é a chave  para o resultado de qualquer negócio. Agora, te pergunto, no seu negócio, você busca a solução ou uma ferramenta?

Se quiser conversar mais sobre o assunto ou mesmo um diagnóstico sem compromisso, fala com a gente. Sabemos das dificuldades de empreender hoje em dia no Brasil e sem a visão com de um especialista o caminho fica ainda mais difícil.

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *